O que é a educação antirracista?

Segundo nossa constituição, é obrigatório que todas as escolas tenham em sua base curricular um ensino sobre a história e cultura afro-brasileira (Leis 10.639 e 11.645), porém uma educação antirracista não fica apenas nos livros de história. Ela está na convivência, representatividade em sala de aula e na empatia entre os estudantes.

A educação antirracista mostra a beleza e o respeito da diversidade, desde o ensino infantil até o ensino médio. Gestores que incentivam a sua equipe de educadores a trabalharem com representatividade, reconhecendo que sim, existe um problema de racismo estrutural na nossa sociedade, e que precisamos combatê-lo, vão para a sala de aula mais sensibilizados e preparados para fazer com que todos os estudantes se sintam em um ambiente igualitário, sem preconceitos e julgamentos.

Quando reconhecemos que, infelizmente, ainda existem questões racistas que precisam ser combatidas na nossa sociedade, conseguimos aplicar um ensino e uma educação focados na construção do pensamento crítico, socioemocional e comportamento, tanto no mundo real como no mundo virtual. 
Como a Educa pode te ajudar? 
Nós temos um material completo em nosso Programa Socioemocional, que auxilia educadores, estudantes e famílias a trabalharem suas competências socioemocionais no dia a dia escolar, atrelando essa educação com tecnologia.

No nosso programa você descobrirá como trabalhar interações sociais híbridas e como orientar a boa convivência harmônica entre os estudantes, respeitando as suas diferenças e muito mais! 

Para os parceiros da Educa, temos uma aula especial disponível na academia de educadores sobre a importância da empatia. Nela, Rossandro Klinjey e Jaime Ribeiro explicam porque a empatia é uma das competências mais requisitadas do século 21 e apresentam dicas para que os educadores trabalhem as principais transformações da sociedade com mais sabedoria.  Acesse o nosso portal e veja a aula na íntegra!